sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por que o IMC é uma medida bastante inconclusiva e imprecisa?



O IMC, que é o Índice de Massa Corpórea, é um dos índices mais difundidos na mídia para se medir o peso ideal, para se saber quão bem ou mal você esta em termos de peso. Primeir
amente, vamos ver o que é o IMC e como ele é calculado.

Este índice relaciona somente duas grandezas, altura e peso. A simples fórmula é: Peso divididos pela sua altura elevada ao quadrado, ou seja (Peso em kg) / (altura * altura). Utilize a altura em centímetros (ex: 1.72m = 172cm).

Vamos a um exemplo: Vamos usar o mesmo exemplo de Tom Venuto, um fisiculturista famoso, autor do livro "Burn the fat, feed the muscle", o qual, por sinal, é o livro (ebook) que eu recomendo, em inglês.

Peso: 91.36 kg
Altura: 1.72 kg

Agora vamos calcular o IMC dele para ver que conclusão temos: IMC = (91.36 / 1.72*1.72) = 30.86.

Segundo o resultado do IMC, Tom Venuto está bastante acima do peso, sendo considerado obeso. Percebe o quão irrelevante e impreciso é este índice? Tom Venuto nesta época tinha uma porcentagem de gordura de 8.7%, o que é super baixa. Mas como o IMC não leva em consideração a quantidade de músculos, ele foi considerado obeso.

O mesmo pode acontecer com pessoas com bastante gordura corporal. O IMC pode distorcer e não mostrar a verdade. Realmente desaconselho o uso deste índice em todos os sentidos. Para as pessoas medianas ele pode fornecer um posicionamento aproximado sobre a situação, porém, bastante impreciso.

Nenhum comentário: