quinta-feira, 21 de março de 2013

Rótulos maliciosos






Você sabe ler um rótulo de produto alimentar?
A maioria dos brasileiros não sabe, então aí vão algumas dicas.

Na lista de ingredientes de qualquer produto, da farmácia ao supermercado vale a norma de que o primeiro ingrediente é o mais presente, aquele que tem a maior proporção em peso. Esta lista segue esta ordem até o último, aquele que menos está presente. Desta forma pode-se descobrir que alguns alimentos não são aquilo que pensávamos. Sucos, Iogurtes ou mesmo leite, que estão dentro da sua geladeira agora mesmo e podem simplesmente não ser.
Industrias maliciosas usam embalagens parecidas com outras existentes e levam o consumidor ao erro. Muitos leites em caixinha são "bebidas lácteas", ou seja, que contém leite. Mas não são leite. Há um famoso suco de laranja com o nome de "caseiro" que contém apenas 10% de laranja. Está escrito "bebida a base de extratos .." . A lista de ingredientes mostra em ordem " Água, Açúcar, Acido cítrico, (...), Laranja (eventualmente) , Conservador, Corante etc. Se você prestar atenção, vai ver que não estava escrito que era suco de laranja em nenhum lugar do rótulo. Parece embalagem de suco, fica ao lado dos sucos no mercado, mas nem laranjada é.
Outra malícia adotada comumente, se situa na tabela nutricional. Quando algum ingrediente comprovadamente maligno ( Como a gordura vegetal hidrogenada, gorduras trans, sódio, etc. ) estão presente na fórmula, adota-se uma saída matemática para "zerar" o problema. Se algum produto contém por exemplo 10% de gordura trans (que seria uma quantidade muito grande) pode-se reduzir bastante a dose recomendada para um valor abaixo de 5g. (Ex. dose recomendada: 1 biscoito = 5g ) Com isto o total de gorduras trans passaria a ser menor do que 0,5g (10% de 5g = 0,5g ) e seria arredondado para baixo. Para zero! Faria parecer um alimento saudável, quando na realidade é terrível.
No universo dos suplementos alimentares ocorrem estas ilusões matemáticas. 100% disto , zero daquilo, etc. Deve-se procurar entender percentagens de que está se falando. Existem suplementos a base de proteínas se dizendo "100% proteína whey" dando uma idéia de que o pote contém 100% deste ingrediente. Contudo, o que quer dizer na verdade, é que a totalidade da proteína ali contida é oriunda de whey ( soro do leite ). Se examinarmos a tabela nutricional, veremos que numa dose de 30g, apenas 21 são proteína, ou seja apenas 70% do pote é proteína. O nome correto deveria ser "70% Protein". Este engano passa despercebido pela grande maioria dos consumidores.
É importante ficar atento ao verso do produto. Observar a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Se necessário, fazer algumas contas. Se o cliente não se deixar enganar, encerram-se os enganadores!

Nenhum comentário: