quinta-feira, 24 de maio de 2012

WHEY PROTEIN - VISÃO GLOBAL - Parte 2.


Whey Protein e suas aplicações:
Ao longo do tempo nosso organismo está em contínuo processo de mudança, pois somos compostos por células que se multiplicam constantemente substituindo uma pelas outras em um processo conhecido como renovação celular. Este processo está diretamente ligado ao envelhecimento da pele e dos órgãos. As células de gordura se renovam a cada 13 meses, as células vermelhas do sangue possuem apenas seis semanas de vida e o revestimento do epitélio intestinal é renovado a cada três dias. A nutrição exerce papel fundamental nesse processo, pesquisas demonstram que a Whey Protein possui nutrientes essenciais que além de estimular o processo de renovação das células, apresentam propriedades favoráveis para o esporte e outros benefícios para a saúde.

Efeitos sobre o ganho de massa muscular:
A capacidade de uma proteína de promover anabolismo muscular e impedir a diminuição da massa muscular(catabolismo) depende de sua digestibilidade e de sua composição em aminoácidos. O perfil de aminoácidos da Whey Protein é muito similar ao das proteínas do músculo esquelético.
Os BCAA´s (abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada"presentes (Leucina, Isoleucina e Valina) atuam como geradores de energia, favorecem a recuperação e participam do processo de síntese proteica. Um estudo realizado com adultos e jovens suplementados com Whey Protein mostra que houve significativo ganho de massa muscular no grupo suplementado em relação ao grupo não suplementado.

Desempenho físico:

O estresse oxidativo gerado durante atividade física intensa e prolongada danifica as células, tecidos e contribui para a fadiga muscular e queda da performance.
Pesquisas mostram que a Whey Protein tem a capacidade de promover o fortalecimento da imunidade, pois é rica em cisteína, a qual aumenta a produção de glutationa que é a peça central do sistema imune e de defesa antioxidante do organismo. A glutationa inibe a ação de agentes oxidantes
melhorando a potência e o rendimento durante a atividade física além de
manter a saúde e prevenir doenças.

Redução de gordura corporal:

A Whey Protein favorece a redução de gordura corporal através dos seguintes mecanismos: 
- Melhora da sensibilidade à insulina que favorece a captação de glicose;
- Redução da ação dos hormônios calcitrópicos que estimulam a lipogênese (formação de gordura);
- Aumento dos níveis de Glutationa que é responsável pela preservação da massa muscular e utilização da gordura corporal como fonte energética; 
- Elevação dos níveis dos hormônios gastrointestinais (colecistoquinina e
peptídeo-1 tipo glucagon) que controlam o apetite.

Outros benefícios para a saúde humana e qualidade de vida:


Pesquisas mostram que a Whey Protein proporciona uma série de outros
benefícios para a saúde em geral.

Saúde dos Ossos:

Contém minerais e frações ativas que desempenham papel importante na formação e crescimento ósseo.

Sistema Cardiovascular:

Apresenta componentes bioativos que possuem a capacidade de reduzir a pressão sanguínea e o colesterol.

Controle da Depressão:
Aumenta os níveis de triptofano que é precursor de serotonina, hormônio que melhora o humor e reduz sintomas de depressão.

Regulação da Flora Intestinal: 
Possui ativos que atuam no tratamento de desordens intestinais.

Câncer:
Excelente escolha protéica para pacientes acometidos de câncer, pois é facilmente digerido, atua sobre o sistema imune e impede a perda de massa muscular.

Diabetes:
Possui baixo teor de gordura e ajuda a controlar os níveis sanguíneos de glicose.

Fortalecimento do Sistema Imunológico: 
Aumenta os níveis de glutationa, substância antioxidante extremamente importante envolvida na manutenção da integridade do organismo.

Nenhum comentário: