sábado, 24 de setembro de 2011

Dicas nutricionais importantes para o dia-a-dia


  • Faça de 5 a 6 refeições ao dia, com intervalos de no máximo 4hrs, assim você conseguirá controlar melhor o apetite e a vontade de beliscar alimentos desnecessários.
  • Beba bastante líquido, prefira água e sucos naturais. Os sucos naturais têm mais calorias que os refrigerantes diet, mas fornecem vitaminas e minerais essenciais ao organismo.
  • Troque o doce da sobremesa por frutas ou salada de frutas.
  • Escolha preparações onde os alimentos são cozidos, assados ou grelhados e evite frituras.
  • Retire a gordura visível das carnes, prefira carnes mais magras, como peixe e frango (partes magras e sem pele).
  • Dê preferência aos alimentos desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos (minas, frescal, ricota e cottage).
  • Consuma alimentos ricos em fibras, como biscoitos, pães e arroz integral, cereais, verduras, legumes e frutas. As fibras regularizam o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos, assim você comerá de forma correta facilitando a digestão e em menor quantidade.
  • Se você é esportista ou atleta, siga as dicas para uma alimentação saudável e escolha os suplementos alimentares de acordo com sua modalidade esportiva e seus objetivos no treino.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vantagens do uso do TCM



TCM = Triglicerídeo da Cadeia Média.

Principais fontes =  Leite humano, óleo de coco e óleo de palmeira.

A utilização dos lipídios como fonte de energia durante exercícios é muito importante, já que eles, armazenados no organismo representam o principal estoque de energia, chegando a ser 60 vezes maior quando comparados com o glicogênio. Outro fator importante é a quantidade de energia fornecida com a oxidação dos lipídios (9kcal/g), enquanto que a glicose fornece menos (4kcal/g).
Visando essas vantagens dos lipídios como fonte de energia, a utilização dos TCM como suplemento vem sendo amplamente estudada.
A suplementação de TCM visa aumentar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCM são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo. Além disso, os TCM possuem velocidade de oxidação comparável à dos carboidratos, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são oxidados. Dessa forma, os TCM parecem ser o combustível ideal para atletas que desejam hipertrofia e queima de gordura. Uma vez que não libera insulina como o carboidrato, otimizando assim os fatores de crescimento.
Sua digestão não precisa de tantas enzimas e sais biliares quanto as gorduras comuns. Sua absorção é comparada à dos carboidratos, embora sem a utilização de insulina, o que faz com que os TCM não sejam depositados em forma de gordura, além de ajudar a manter estável a glicemia. Eles são digeridos e entram no sistema sangüíneo como ácidos graxos livres, estando totalmente disponíveis para o metabolismo muscular e hepático, contribuindo para a rápida e eficiente formação do glicogênio. Tem um importante efeito termogênico e também colabora para o aumento da taxa de metabolismo basal.

Alem disso exercem outras funções, dentre as quais:
-Ações antiviróticas (destroem a membrana lipídica de vários vírus);
-Ações antibacterianas;
-Ações antifúngicas;
-Ações termogênicas (elevam levemente a quantidade de gordura marrom);
-Ações anti-catabólicas de músculos contráteis;
-Ações de geração energética de curto prazo.

As pessoas não devem substituir completamente todas as gorduras da dieta pelos TCMs, o que poderia resultar em deficiência de outros ácidos graxos. Para evitar uma deficiência de ácidos graxos essenciais, a pessoa deveria incluir também dosagens de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Tais ácidos graxos hoje são obtidos através de suplementos nutricionais.

Também não é aconselhável o consumo de TCMs com o estômago vazio , pois isso pode causar indisposição gástrica.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Veja porque este é o suplemento nutricional mais consumido no mundo


Ainda não se convenceu das qualidades e benefícios da Whey Protein? Então saiba mais um pouco sobre este suplemento nutricional.
A Whey Protein é uma proteína extraída da porção aquosa do leite durante o processo de fabricação do queijo. Por muito tempo ignorada, a substância foi descoberta a partir da década de 1970.
De lá para cá, sua fama cresceu exponencialmente e, hoje, é o suplemento nutricional mais utilizado no mundo e virou o queridinho dos praticantes de academia.
Não é sem razão. A Whey Protein é absorvida pelo organismo de forma extremamente rápida, levando aos músculos as proteínas necessárias após o desgaste causado pelosexercícios físicos.
Este suplemento é extremamente rico em aminoácidos essenciais (aqueles não produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos por meio de alimentos), entre eles otriptofano, a cisteína, a lisina e os famosos BCAAs (leucina, isoleucina e valina), conhecidos pela eficiência no efeito anabólico (ganho de massa muscular) e na redução do catabolismo (processo metabólico que causa perda de músculos para gerar energia).
Mas os benefícios desta proteína não são utilizados apenas por quem quer deixar o corposarado – a Whey Protein também costuma ser recomendada para diversos tratamentos desaúde.
É o caso de alguns pacientes que passaram por quimioterapia ou radioterapia e acabam sofrendo falta de apetite e náuseas. Essas condições acabam provocando perda de peso e de massa muscular, já que as pessoas não conseguem atingir as necessidades nutricionais diárias. A Whey Protein pode ser utilizada para enriquecer sua alimentação.
Muitos diabéticos também adotaram este suplemento devido ao valor biológico da proteína. Como os pacientes precisam controlar rigorosamente a alimentação, a Whey Protein fornece muitos dos nutrientes que poderiam se encontrados em alimentos com elevados níveis de gordura colesterol. Esta proteína do soro do leite também contribui na regulação dos níveis de glicose no sangue.
Quando a amamentação, por algum problema, não é uma opção, a Whey Protein tem se mostrado eficiente já que possui componentes semelhantes aos do leite materno. A gestante também pode se apropriar da riqueza proteica da Whey, pois precisa estar com o organismo extremamente rico de nutrientes para o futuro bebê.
Após os processos cirúrgicos, o organismo inicia a reconstrução da pele para curar as feridas e incisões, o que exige uma maior quantidade de proteínas. O suplemento pode ajudar na aceleração da cicatrização, fornecendo mais proteínas de alto valor biológico ao organismo.
Idosos também podem ser beneficiados pela proteína do soro do leite, pois perdem massa muscular com muita facilidade – o que prejudica sua locomoção e piora sua qualidade de vida.
A Whey Protein tem sido utilizada por quem precisa manter o controle do peso. Além de provocar saciedade, aumentando o intervalo entre uma refeição e outra, esta poderosa proteína acelera a lipólise (quebra de gordura) e atenua a lipogênese (formação de gordura).