quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Alimentação - O porquê dos suplementos multivitamínicos!


Os benefícios dos suplementos.

É frequente as pessoas tomarem um suplemento multivitamínico e mineral para evitar as deficiências de nutrição, mas estudos recentes fornecem-nos boas razões para utilizarmos uma diversidade de suplementos e sugerem que os níveis ideais poderão ser mais elevados do que anteriormente se pensava.

Quem precisa de suplementos?

Segundo a medicina convencional, uma pessoa saudável que coma suficientemente bem para evitar deficiências nutricionais específicas não necessita de tomar suplementos. A única coisa que tem de fazer é certificar-se de que a sua dieta satisfaz a IR (ingestão de referência). Contudo, sabe-se que muitas pessoas não chegam a aproximar-se dos valores de IR.

Objectivos dietéticos.

O regime alimentar de muitas pessoas contém apenas metade das quantidades recomendadas de magnésio e ácido fólico. Cerca de 50% das mulheres adultas e mais de 70% das adolescentes fazem ingestões de cálcio abaixo das respectivas IR (700 e 800 mg).

O que os suplementos não fazem.

Apesar dos seus benefícios, é importante termos presente a limitações dos suplementos:- Os suplementos nunca compensam uma alimentação incorrecta.

- Os suplementos não podem compensar hábitos que prejudicam a saúde, como a falta de exercício ou o tabagismo.

- Não se conhecem suplementos capazes de curar doenças graves como o cancro, doenças cardíacas, diabetes ou SIDA(AIDS).


fonte: Mara Gomes (estudos sobre fitness e nutrição - Lisboa 2008)

Nenhum comentário: