segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo - Especialista em Nutrição!

Recebi este texto, por e-mail, onde esta renomada profissional dá dicas importantes para nossa alimentação diária.
1) A fruta gasta mais energia para ser digerida que um sorvete, mesmo tendo valor calórico igual. Por exemplo uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o saldo calórico da maçã é menor, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da pectina, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% Absorvido. Portanto, a maçã engorda menos que o sorvete, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, justamente por gastar mais energia na digestão, além de conter vitaminas e minerais. (graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de pectina e outras fibras que retardam o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).
2) A frutose não se transforma rapidamente em glicose. Se assim fosse, os diabéticos estariam proibidos de comer frutas. Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro sem precisar ser convertida.
3) É negligente afirmar que a fruta não pode ser consumida após o almoço: Mentira. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma anemia, é preciso comer frutas cítricas após o almoço (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.

Nenhum comentário: